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Entrevista com deputados federais

Deputados analisam atuação da NTC&Logística e importância para desenvolvimento do TRC


A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) atua há mais de 50 anos de forma ativa em diversos âmbitos da sociedade brasileira, sempre buscando o melhor desenvolvimento do transporte de cargas no país, tão importante para o funcionamento econômico da nossa sociedade.


Um dos principais focos dessa atuação está no âmbito político, por meio do qual a entidade está sempre dialogando diretamente com parlamentares dentro e fora do Congresso Nacional para mostrar a importância das empresas e do setor como um todo. O objetivo é claro: fazer as necessidades e os desafios do segmento serem ouvidos e atendidos por quem decide diretamente os rumos do país.


Diante disso, a NTC&Logística entrou em contato com alguns dos principais deputados que contribuíram nos últimos anos com as demandas do setor de transporte rodoviário de cargas brasileiro por meio de solicitações da entidade.


O objetivo era saber: o que eles têm feito para que o transporte de cargas brasileiro tenha um desenvolvimento sustentável e continue auxiliando o crescimento da economia do país?


Deputado Federal: Lucas Gonzalez (Partido NOVO)

“Trabalho para que haja mais liberdade para empreender no país. Isso se dá de duas formas, basicamente: estimulando a aceleração de bons projetos e obstruindo os que criam barreiras para o segmento.


O setor de transporte, muitas vezes, é prejudicado pelo excesso de normas que burocratizam em demasia a atividade – o que encarece o serviço e obriga o empreendedor a despender muito tempo com atividades acessórias.


O Congresso Nacional precisa trabalhar para que o exercício da atividade seja mais simples, cooperando para o crescimento dos negócios e, sobretudo, resultando em um serviço mais acessível e de maior qualidade.


Lido com isso semanalmente na Comissão de Viação e Transporte (CVT), onde apresentei no último ano mais de 100 pedidos de retirada de pauta; bem como na Comissão de Administração Pública e Trabalho (CTASP), comissão repleta de projetos que impõem ao empregador regras completamente distorcidas da realidade, tornando assim o mercado formal cada vez mais inacessível.


Vejo a NTC&Logística como uma grande articuladora dos interesses do setor. Um exemplo é o já tradicional seminário que a instituição coordena anualmente na CTasp, a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. Este ano, tive o privilégio de apresentar o requerimento de realização do evento em nome da nossa parceira.


A ideia é intensificar e aprofundar os debates atinentes às particularidades trabalhistas que envolvem o setor. Isso é peça-chave para o nosso crescimento, e a NTC&Logística tem feito isso com maestria.”


Deputado Federal: Vanderlei Macris (PSDB)

“Todos temos ciência de uma certeza: o Brasil não se desenvolve sem o transporte rodoviário de cargas. Tendo essa compreensão e ciente de que o país só será pujante economicamente se eliminarmos os diversos gargalos que aqui existem, desde o meu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, em 2007, o setor foi tratado com prioridade.


No decorrer desses anos e em todos os governos, estive no Palácio do Planalto e nos ministérios explicitando que, de fato, 80% de tudo que é produzido no Brasil, mesmo tendo parte do trajeto em navios e em trens, precisa dos caminhões para alcançar o seu destino. Assim, fui vice-presidente da Comissão Especial do Novo Marco Regulatório do Setor e trabalhei em todas as propostas que passaram pelo Congresso Nacional para a desoneração da folha de pagamento; no Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda; na Regulamentação do Sistema Nacional de Prevenção, Fiscalização e Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas; pela reforma tributária; nas propostas de enfrentamento emergencial do aumento do diesel; e nas medidas para conter os juros e reduzir a inflação, entre outros. Enfim, a importância do transporte rodoviário de cargas é conhecida, mas o trabalho pelo reconhecimento do setor não cessa – e conta com a minha luta.


A NTC&Logística estabeleceu o fortalecimento e a valorização profissional do setor. Tem uma representação crucial não só no transporte rodoviário de cargas, mas no desenvolvimento do país como um todo. Tudo o que é tratado no Congresso Nacional, ainda que indiretamente pouco afete o setor, a NTC estuda, debate e avalia, além de se posicionar quanto a qualquer proposta. É esse compromisso que consolida a credibilidade da entidade.”


Deputado Federal: Carlos Chiodini (MDB)


“Nosso trabalho é focado nos processos de simplificação que possam gerar mais investimentos no sistema logístico brasileiro em seus diversos modais. Isso inclui aumentar a taxa de investimento, seja com recurso público ou privado, dentro de uma regulamentação que tenha como ideia tornar o Brasil mais competitivo.


Esse é o nosso foco e continuará sendo, por isso estou sempre à disposição diante de entidades sérias que fazem um trabalho contínuo e que nos auxiliam e nos pautam, como é o caso da NTC.


Por isso, aproveito o momento também para parabenizar o trabalho da NTC e dizer que estamos juntos com as mesmas lutas e com os mesmos ideais”.

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