top of page
WhatsApp Image 2022-10-30 at 17.19.14.jpeg

EDITORIAL

Desafios superados para continuar construindo pontes

 

Durante os últimos anos, mais precisamente os últimos três, aconteceram diversos momentos desafiadores para o setor de transporte rodoviário de cargas, mas principalmente para a minha gestão frente à NTC&Logística. 

 

A decisão de manter as atividades da entidade de forma remota durante a pandemia, com reuniões e eventos, foi um dos grandes desafios. Primeiro por entender que naquele momento ainda desconhecido por nós eram necessárias mudanças e atitudes rápidas para que pudéssemos passar segurança para as empresas transportadoras, para os clientes e principalmente para a sociedade. De maneira nenhuma o transporte de cargas iria parar.

 

E foi isto que aconteceu: juntamente com seus milhões de profissionais por esse país gigante, as empresas não pararam e mantiveram seu trabalho colocando seus motoristas para continuar o abastecimento de toda a sociedade. O que nos deixa muito orgulhosos é que, para além de manterem suas corporações, existe no transportador de cargas uma responsabilidade gigante quando o assunto é o compromisso com quem mais precisa, entendendo a importância do nosso trabalho.

 

Falando em responsabilidade, não podíamos deixar de citar o trabalho social desenvolvido pelas empresas na entrega de milhões de doses da vacina contra a covid-19 gratuitamente, além de alimentos, roupas e outras tantas doações das quais tomamos conhecimento por meio de nossos associados, tanto empresas como entidades. 

 

A entidade e todas as suas áreas se prepararam para atender as empresas e para criar conteúdo para o conhecimento do segmento sobre o vírus, além de explicar também sobre o impacto que o segmento estava sofrendo diariamente. Foram mais de 100 horas de transmissões ao vivo com nossos técnicos, empresários, parceiros, presidentes de entidades de todo o Brasil, patrocinadores e tanto outros convidados que nos muniram de informações para que pudéssemos continuar nosso trabalho com panoramas reais.

 

Em meio a todo esse turbilhão de eventos, também existia o desafio a ser superado, que foi a desoneração da folha de pagamento do setor. Trabalhamos arduamente com os outros 16 setores que mais empregam no Brasil para que ela fosse uma realidade. Foram diversas reuniões com parlamentares, ministros e o próprio Presidente da República, sensibilizando-os sobre a grande responsabilidade que as empresas tinham de manter empregos e de dar oportunidades no momento mais desafiador que o mundo vivia. Em 31 de dezembro de 2022 foi sancionada até 2023 uma grande vitória com o nosso trabalho para dar mais oportunidades de crescimento para as empresas de transporte de cargas. 

 

Acompanhamos também grandes mudanças e iniciativas, como o DT-e, o documento eletrônico do transporte de cargas, que propõe um documento único para contribuir com o dia a dia das empresas cujo principal objetivo é unificar a documentação relacionada ao setor. Por meio do nosso trabalho em conjunto com parlamentares, conseguimos que fosse aprovado, dando oportunidades de menos burocracia e mais agilidade às transportadoras. 

 

A COMJOVEM nesse período também foi precursora de diversas iniciativas. Mesmo a distância, foram coordenadas transmissões, reuniões e ações sociais como a campanha de doação de sangue COMJOVEM Salva Vidas, que arrecadou por meio de seus integrantes doações que salvaram milhares de vida – além de outras iniciativas sociais que fizeram a diferença nesse período.

 

Nossos técnicos em todas as áreas puderam acompanhar de perto o desenvolvimento do segmento e contribuíram representando a NTC&Logística em reuniões, eventos, palestras, dentre outras iniciativas de apoio às entidades e empresas por todo o Brasil.

 

Como tema principal do nosso anuário, tentamos traduzir na capa o que é a nossa missão: conectar pessoas e projetos construindo pontos, porque isso é o que nos move. 

 

Nas folhas a seguir você vai ver um pouco de tudo que construímos com o objetivo de fazer a diferença e de contribuir com todo o segmento transportador desse país. 

 

Boa leitura!

 

Francisco Pelucio

Presidente

bottom of page