top of page

A NTC trata a comunicação como investimento, o que faz total diferença para a evolução do trc


Rodrigo Bernardino, comunicação e imprensa da NTC&Logística

Em muitas instituições, a comunicação por vezes é vista como uma área secundária, tratada como consequência em vez de um investimento. Felizmente, esse não é o caso da NTC&Logística, principalmente sob a gestão do presidente Francisco Pelucio.


Desde que assumiu o cargo, o presidente da entidade tem o desenvolvimento da comunicação como uma de suas prioridades. A NTC&Logística entende e valoriza os efeitos positivos de se comunicar de maneira adequada e faz questão de fomentar um canal de diálogo poderoso tanto com o público do setor quanto com a imprensa.


Afinal, tão importante quanto colocar projetos e ideias em prática é comunicar, com excelência, o que está sendo feito. É assim que os integrantes do segmento e a sociedade tomam conhecimento de todos os esforços realizados em prol do transporte rodoviário de cargas (TRC).


Justamente por isso, a entidade está sempre aberta a novas ideias para potencializar a sua comunicação. O presidente Pelucio dá oportunidade para iniciativas que destaquem a entidade nas mídias e trata a área como um investimento, não como despesa. É uma concepção visionária que está se refletindo nos resultados alcançados.


A atual gestão também dá total apoio ao nosso comitê de comunicação da NTC&Logística, que reúne as assessorias de comunicação e representantes do segmento de todo o Brasil. Esse grupo envolve representantes de federações e de sindicatos espalhados pelo país e até mesmo da Confederação Nacional do Transporte (CNT), fazendo completa diferença na forma como a entidade é vista pela mídia.


A entidade abre portas e não mede esforços para que nosso trabalho seja efetivo e consiga atingir os objetivos almejados. É justamente por isso que os veículos de imprensa enxergam a NTC&Logística como uma fonte poderosa de comunicação, responsável por ditar as tendências do segmento.


Todo esse processo vem sendo construído aos poucos, com muita dedicação, mas já se incorporou na cultura organizacional da entidade. Daqui para a frente, a tendência é que a área se aprimore cada vez mais. Continuaremos com o mesmo empenho na realização do nosso trabalho, mas vamos aumentar a amplitude das ações para crescermos ainda mais.


Este anuário é a síntese do trabalho que vem sendo realizado pela entidade. É o principal elo da comunicação do segmento, reunindo todas as informações essenciais para o desenvolvimento do setor. Esse documento se tornou um projeto campeão da NTC&Logística e é indispensável para o presente e para o futuro do transporte rodoviário de cargas.


Ao longo dos últimos anos, fizemos diversas ações, como o aprimoramento de transmissões ao vivo, que possibilitou mais de 100 transmissões, relacionamento direto com a imprensa nacional, resultando em mais de mil citações. O WhatsApp ganhou força com comunicados diários e com informação de eventos e notícias para mais de 500 empresários. Desenvolvemos o projeto Giro NTC, que mensalmente faz um resumo de tudo o que é feito no setor com intermédio da associação.


As empresas associadas tiveram maior destaque nas nossas notícias diárias. Os eventos tiveram maior cobertura fotográfica e audiovisual, diminuindo o período de espera pelo material de cada edição. Os materiais audiovisuais se adaptaram à atualidade, e incluímos legendas em todos vídeos e entrevistas, atingindo assim todo o tipo de público. Desenvolvemos mais de 100 ofícios de relacionamento com entidades, com projetos e com empresas, reconhecendo a importância da parceria com a NTC&Logística e também do trabalho desenvolvido.


Reforçamos o envolvimento dos núcleos da COMJOVEM com a comunicação diária de suas atividades, gerando diversas publicações que elevaram o nome da comissão. Realizamos dezenas de reuniões com parceiros, com entidades e com projetos diversos para mostrar um pouco do universo do transporte de cargas e o trabalho desenvolvido pela associação – além de muitas outras atividades.


A área de comunicação cumpre o papel histórico que a NTC&Logística tem com o segmento transportador, que é fazer a diferença em todas os momentos e ser o caminho certo para o desenvolvimento do setor.

bottom of page