Considerando o modal de transporte adotado no Brasil, é natural que a movimentação de produtos perigosos seja feita por rodovias. Apesar do tráfego intenso, o número de acidentes é considerado pequeno se comparado com o transporte de carga.
De acordo com dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT), em 2021 foram registrados 4300 acidentes nas rodovias federais que cortam o estado de São Paulo.
Segundo levantamento da Comissão de Estudos e Prevenção de Acidentes no Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos do Estado de São Paulo, em 2021, o número de ocorrências, ou seja, de acidentes e incidentes, atingiu a marca de 1095, sendo 521 acidentes e 574 incidentes.
Tomando-se como base a norma ABNT NBR 7501:2021 – Transporte terrestre de produtos perigosos — Terminologia, temos as seguintes definições: acidente é evento definido ou sequência de eventos fortuitos e não planejados que dão origem a uma consequência específica e indesejada, em termos de danos humanos, materiais ou ambientais; e incidente é o evento indesejável e inesperado que, no entanto, não resulta em danos às pessoas, ao meio ambiente ou ao patrimônio – é um evento que não resulta em dano, mas tem o potencial de causá-lo.
Em conformidade com os dados estatísticos da Comissão de Estudos, das 1095 ocorrências envolvendo o transporte rodoviário de produtos perigosos, o maior índice, cerca de 206 (18,82%) foram registradas na Rodovia Raposo Tavares SP-270. Desse total, 11,65% foram acidentes causados principalmente por colisão traseira, ou seja, o veículo transportando produto perigoso foi atingido por terceiro.
Apesar de ser uma pequena parte do todo, os acidentes envolvendo o transporte de produtos perigosos são motivo de grande preocupação, principalmente quando há vazamento do produto, causando impactos à saúde, ao patrimônio e ao meio ambiente.
Em 2021 foram registrados 57 tombamentos, causando vazamento em 35 casos. Dessas ocorrências, 18 foram com produtos da classe 3, líquidos inflamáveis, sendo 14 de combustíveis.
Direcionando o olhar para os incidentes registrados na SP-270, os dados mostram que 30,84% foram causados por problemas de falta de gestão, pois as causas são avaria mecânica, pane seca e pneu furado.
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Sobre José Maria Gomes
É empresário, vice-presidente extraordinário de transporte de produtos perigosos pela NTC&Logística e presidente da Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP).
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