TRANSCARES | Após um ano surreal, o que esperar de 2021?


Quando recebi o convite para participar do Anuário, leitura obrigatória para quem atua no TRC, me perguntei como iniciaria o texto levando em consideração o contexto de 2020. Então, resolvi começar assim: Você, empreendedor, teria imaginado, no mais surreal de seus sonhos, passar pelo que estamos passando?


O apagão gerado pela pandemia foi um baque! Principalmente porque nosso segmento experimentou um crescimento interessante no segundo semestre de 2019, manifestado no início de 2020. Mas, de repente, chega a pandemia, comércio e escolas fecham, a mobilidade fica restrita e nós precisamos reaprender a viver.


Neste cenário, vale destacar que o setor foi atingido de forma seletiva. Enquanto alguns segmentos pararam quase totalmente, outros tiveram aumento de demanda, como foi o caso das empresas que operam com e-commerce e surfaram na onda das compras on-line.


E se de um lado os empreendedores se adequaram à nova realidade, do outro as entidades entraram em cena para não permitir a paralisação total das atividades. E especificamente com relação a esta atuação, enumero duas ações essenciais no enfrentamento à queda na arrecadação e aos impactos financeiros. O decreto federal que definiu o transporte de cargas como atividade essencial e a inclusão dos motoristas na etapa inicial da campanha de vacinação contra a gripe. O Ministério da Saúde aceitou o pedido do presidente da CNT, Vander Costa, pedido este nascido no Espírito Santo, por meio do Transcares.


Por falar no sindicato, no início da pandemia lançamos uma campanha de valorização ao caminhoneiro e arrecadamos cestas básicas para doar a famílias em situação de vulnerabilidade. Além disso, adotamos o modo virtual de trabalho em alguns processos, participamos de lives e, assim, conseguimos manter o atendimento e a interação.


A chegada do último trimestre do ano coloca nossos olhos no que vem pela frente. O auxílio emergencial do governo federal turbinou a economia, mas reina no meio empresarial o medo de que isso tenha sido “uma bolha”. O montante injetado levou a população ao consumo, mas é fundamental que mesmo com a redução do valor o nível de emprego aumente e que as pessoas possam consumir e continuar movimentando o País. Só assim entraremos em 2021 podendo contar uma nova história.

Confira a mensagem enviada pelo presidente

Marcos Furtunato Presidente do Transcares e sócio-administrador da MMA Cargas Expressas, considerada referência no transporte de carga fracionada. Formado em Administração, ganhou a Medalha do Mérito Fetransportes em 2018.


ANUÁRIO 

NTC&Logística

2020-2021

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

© 2023 by NTC&Logística. Proudly created with PortalNtc.com.br

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a Sexta: 9H - 18H

Sabádo - Domingo: Fechado

CONTATO

Brasília

SAS – Quadra 1 – Lotes 3/4
Bloco “J” – 7º andar
Torre “A” Edifício CNT
CEP: 70070-010
Brasília/DF
Fone (61) 3322-3133

E-mail: atendimento@ntc.org.br

São Paulo

Rua Orlando Monteiro, 21
Vila Maria
CEP – 02121-021
São Paulo/SP
Fone (11) 2632-1500
Whatsapp (11) 99215-1576