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A economia mundial vem sofrendo com diversos acontecimentos desde a pandemia até recentemente a guerra entre Rússia e Ucrânia. Os desdobramentos dessa crise chegaram até o Brasil, impactando profundamente o setor de transporte e movimentação de cargas excepcionais.
O aumento do óleo diesel, do dólar, da Selic, da inflação, do valor dos insumos e da manutenção dos equipamentos importados, bem como o reajuste laboral e os longos prazos de recebimento, vem impactando a composição dos custos dos serviços prestados pelas empresas do mercado.
Além disso, o Sindicato Nacional das Empresas de Transporte e Movimentação de Cargas Pesadas e Excepcionais (SINDIPESA) tem observado uma tendência do mercado de prolongar os prazos de pagamento, fato que pode obrigar os empresários a antecipar recebíveis e a obter créditos em instituições financeiras. Isso, por sua vez, o obriga a onerar suas operações expressivamente em razão do custo financeiro destas operações e da volatilidade do mercado financeiro. Algumas empreiteiras, inclusive, têm consultado empresas locadoras de guindastes sobre a possibilidade de efetuar os pagamentos no prazo de 60 e de até 90 dias após aprovação da medição mensal.
É importante destacar que o prazo de liberação de medições também pode afetar o prazo de pagamento, fato que deve ser igualmente observado pelas empresas e levado em consideração na composição de seu custo. O ideal seria que as medições fossem realizadas a cada 10 dias e aprovadas em até cinco dias.
O custo financeiro nem sempre é levado em consideração pelas empresas na composição do custo dos serviços, o que pode acabar prejudicando o orçamento e consequentemente a saúde financeira das empresas. Por isso, o SINDIPESA vem recomendando às suas associadas a reverem seus custos com o objetivo de manter o mercado saudável e competitivo.
Nos últimos dois anos, o SINDIPESA ampliou sua representatividade no mercado de transporte e movimentação de cargas excepcionais por meio da prestação de serviços diferenciados aos associados. Essa atuação atraiu 20% mais empresas associadas e 50% mais mantenedoras, fato que demonstra como a atuação próxima aos associados é importante e decisiva para o setor.
Dentre os projetos implementados pelo sindicato na atual gestão, destacamos o lançamento do canal de denúncia para irregularidades no transporte pesado, tendo como foco a ampliação de sua atuação contra a concorrência desleal em favor da ética e do atendimento à regulamentação. Também foram criados grupos para promover iniciativas e debates sobre a segurança nas operações de içamentos e da representatividade feminina no setor. Os workshops têm sido uma marca registrada desta gestão do SINDIPESA, com a discussão de temas importantes como legislação, segurança e normas técnicas, entre outros.
Fica o alerta para todo o mercado: é fundamental revisar sistematicamente os custos das operações para garantir sucesso a longo prazo. Do contrário, é bem possível que grandes e tradicionais nomes do transporte venham a sucumbir diante de tantos obstáculos.
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