SINDICAMP | A relação entre o SINDICAMP e a tecnologia: o virtual que nos aproxima


O contexto de pandemia dos últimos meses evidenciou diversas falhas e grandes acertos do nosso setor. Analisando os dados apresentados pela NTC&Logística, saímos de uma queda brusca entre 13 e 19 de abril, com 45,2%, e uma retomada entre os dias 20 e 26 de julho, com uma retração significativa de 22,91% no volume de carga transportada. Um momento de fortes emoções para a entidade, para os associados e para o setor como um todo.


Temos como valor central a representação de empresários e de empresas do setor de transporte de cargas e logística de Campinas e de outros 31 municípios, prezando pelos bons serviços prestados, pelo cuidado e pela preservação de nossos associados. Com a chegada do coronavírus, isso não seria diferente.


Neste período, trabalhamos na orientação dos empresários à tomada de decisões e ações para mitigar os impactos negativos em seus negócios, principalmente nas esferas trabalhista e tributária e junto aos órgãos governamentais. Além dos trabalhos do grupo de recursos humanos, houve orientações para prevenção do contágio e medidas preventivas. Para que tudo isso fosse possível, contamos com um forte aliado: a tecnologia.


É inegável o poder das ferramentas digitais na atualidade. Estamos no Momento 4.0, no qual a tecnologia pode e está contribuindo muito para os nossos negócios e tem impactado nossa rotina e nosso estilo de vida. Se por um lado ganhamos em agilidade e praticidade, por outro temos que nos capacitar cada vez mais para obter o maior proveito possível. Quem hoje não se adequar a esse novo momento, com mudanças comportamentais, ficará para trás.


Conseguimos provar isso em dados. Segundo pesquisa realizada pela Kantar Ibope Media, que mensurou o uso das tecnologias no contexto da pandemia do coronavírus no Brasil, 56% dos brasileiros acreditam que a crise os ajudou a adotar a tecnologia de maneira mais eficiente no dia a dia. Esse novo modelo de interação é mais rápido, tem maior abrangência, possibilita que possamos interagir e que, ao mesmo tempo, possamos acessá-la em algum outro momento.


Voltando essas informações para o contexto da nossa entidade, percebemos o quão benéfico este modelo é, pois nos permitiu um contato direto com nossos associados, sem ruídos na mensagem, o que é essencial para uma boa comunicação. Além disso, o formato é mais dinâmico e tem abordagens pontuais, sendo um ótimo meio de comunicação, mais assertivo e responsivo.

Enquanto escrevo este artigo, me pego lembrando em como estávamos receosos de não obtermos engajamento na transição de nossos eventos para a área digital, de como isso foi um fator retardante em nosso processo. Entretanto, pensamos no conceito que um de nossos programas carrega consigo: a inovação.


Chamado de Programa Inovação Empresarial, o projeto está em sua 16ª edição e tem por finalidade trazer aos transportadores associados ideias inovadoras e discussões sobre temas atuais. Dessa forma, é possível ajudá-los a se manterem atualizados com abordagens sobre gestão e mudança de mindset, além de aproximá-los da nossa entidade e de possibilitar maior networking. Este ano em particular é ainda mais importante pois estamos vivenciando um cenário mais desafiador no qual a informação e a tecnologia são essenciais para a manutenção dos negócios.


Se deu certo? Os dados falam por si sós. Segundo uma pesquisa também realizada pela Kantar Ibope Média, 75% dos usuários de internet responderam que começaram a assistir a lives a partir do início da quarentena. Colocando nossas últimas lives em números, tivemos mais de 600 espectadores em três edições digitais do programa inovação, sem incluir as visualizações pós-evento.


Com isso, aprendemos como funcionam os processos de divulgação, de arte, de ferramentas e aparatos como um todo. Colocamos profissionais de ponta para nos auxiliarem nessa questão e, assim, transformamos o ambiente e adquirimos uma identidade visual e interativa.


Todos esses processos, além do contexto de pandemia, nos ensinaram muito. Esse período fez com que nossa a entidade tivesse que repensar sua maneira de trabalhar, assim como as companhias fizeram. Tivemos que nos adequar às mudanças, pensar e agir fora da caixa, melhorar o trabalho em equipe e ter maior flexibilidade para, assim, sermos mais digitais.


Uma grande lição que tiro disso tudo é: não fazemos nada sozinhos! Hoje temos um olhar especial à demanda e às necessidades de nossos associados, com maior agilidade nas respostas e nas tomadas de decisões.


José Alberto Panzan Presidente do SINDICAMP




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