top of page

SETRAM | A importância das entidades de classes para as empresas do TRC


Neste texto, quero falar como o Riberto Lima, empresário do setor de transportes de cargas e proprietário da Lima & Lima Transportes, e dar meu testemunho sobre como o Sindicato das Empresas de Logística e Transporte de Cargas da Região de Amurel (SETRAM) tem sido importante para os meus negócios nesses últimos 20 anos.


Cada transportadora é única e tem suas particularidades, mas quando começamos a participar da entidade que representa nossa classe, abre-se um leque de possibilidades no qual as empresas podem compartilhar conhecimento e trocar muitas experiências, além de fazer negócios em parceria.


Sabemos que as entidades possuem poder previsto por lei para representar de forma jurídica, administrativa e política seus filiados, e o SETRAM sempre buscou e busca representar a categoria da melhor forma possível, participando ativamente junto aos órgãos federais, estaduais e até mesmo regionais. Além disso, temos uma preocupação de manter nossos filiados atualizados com as principais mudanças nas legislações, fazendo isso por meio de reuniões, cursos e palestras de esclarecimentos. Durante a pandemia, a entidade buscou alternativas para auxiliar as empresas nas suas mais diversas dificuldades e dúvidas.


Já tivemos depoimentos de vários empresários filiados sobre como o SETRAM tem contribuído no seu dia a dia e sobre o quanto a empresa se desenvolveu e cresceu depois de fazer parte da entidade.


Uma das maiores premissas do SETRAM é servir o associado. Nunca foi objetivo da entidade ser um cobrador financeiro do transportador. Trabalhamos fortemente a essência do networking, pois o consideramos peça fundamental para o desenvolvimento das empresas.


Para finalizar, penso que os empresários que não participam das entidades que os representam estão perdendo a oportunidade de se manterem atualizados com os aspectos econômicos, jurídicos, técnicos e sociais.


Riberto Lima

Presidente do Sindicato das Empresas de Logística e Transporte de Cargas da Região de Amurel (SETRAM)

bottom of page