top of page

SETCESP | SEIS ANOS DE SETCESP: transpiração, transformação e inovação

Se for igual, não vamos fazer!

Passaram-se seis anos. Foram duas gestões em que estive à frente desta entidade. Em cada um desses dois ciclos, enxerguei uma profunda transformação: para cada desafio ou crise, um caminho de soluções e muita superação.


O Sindicato das Empresas de Transporte de SP (SETCESP) é hoje uma entidade 100% profissionalizada, aberta e inovadora e faz tudo com um propósito: superar as expectativas. Realiza o melhor sempre, fazendo o diferente e saindo do lugar comum em direção ao novo com coragem, estratégia e perspicácia.


Se for para fazer igual e não mudar em nada o setor, então não vamos fazer.


Quando iniciei a minha primeira gestão, em 2016, eu sabia que passaríamos por tempos difíceis. Na época, estávamos no epicentro de umas das piores crises econômicas que o país já atravessara. Naquela ocasião, os desdobramentos da Operação Lava Jato corroíam o Brasil e geravam muitas dúvidas no mercado, mas eu tinha absoluta certeza de que se iniciava ali uma grande oportunidade, pois as empresas precisariam, mais do que nunca, do apoio das suas entidades.


Agora estamos saindo de uma pandemia que nos afetou de várias formas. Contudo, estamos aqui firmes e continuo com o mesmo pensamento de que esse é o momento em que mais podemos ajudar os empresários do nosso setor. É na crise que surgem grandes oportunidades.


O SETCESP é de fato uma entidade de empresários; toda a diretoria é formada por empresários que buscam a entidade para resolver seus problemas e melhorar a qualidade do setor e dos seus negócios.


Em parceria com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), realizamos a mais profunda reforma estatutária na entidade, implementado o que há de mais avançado em governança corporativa e profissionalização. Austeridade na área financeira e transparência são critérios fundamentais; não abrimos mão disso.


Apoiamos todos os efeitos da reforma trabalhista, inclusive a não obrigatoriedade de se pagar contribuição. As empresas e as pessoas devem procurar suas entidades porque faz sentido e porque elas entregam resultado. Esse é o jeito SETCESP de trabalhar.


Dos 10 serviços prestados em 2016, criamos outros 18 novos, todos focados em melhorar a operação das empresas, qualificar sua gestão e alcançar maior rentabilidade. Tudo isso porque o “transportador associado ao SETCESP é transportador mais rentável”.


Afinal, é com rentabilidade que as empresas desenvolvem seus negócios, ampliam as suas operações, contratam mais pessoas, qualificam seus colaboradores, conseguem pagar uma remuneração justa aos seus funcionários e prestam serviços de maior qualidade ao mercado, melhorando sobremaneira a eficiência da economia brasileira como um todo!


Não poderia deixar de destacar também a criação do Instituto Paulista do Transporte de Carga (IPTC), que se tornou o melhor hub de estudos técnicos e pesquisas do setor.


Somos a primeira entidade 4.0 totalmente digitalizada do transporte rodoviário de cargas. É possível interagir conosco por vários canais on-line e a gestão interna é toda sistematizada contando com avançados sistemas tecnológicos.


Somos, hoje, referência para a imprensa. O SETCESP é parceiro de todos os canais de comunicação: não deixamos de atender as solicitações de entrevistas, mesmo que o tema seja difícil e delicado.


Nossa atuação política tem sido muito intensa. Hoje conversamos abertamente com os governos federal e do estado de São Paulo e com as prefeituras da nossa base. Somos apartidários e ajudamos todos os governos a melhorarem as suas gestões, apresentando estudos e sugestões e apoiando uma mobilidade de cargas mais ativa, moderna e eficiente.


Com a criação das equipes comerciais, estamos todos os dias visitando fisicamente os transportadores, e isso tem gerado resultados nunca vistos antes. Atendemos ao transportador de forma próxima, conhecemos suas necessidades e apontamos soluções.


Estamos prontos para transformar o SETCESP em uma entidade exponencial.


Foi uma honra presidir o SETCESP por seis anos. Me orgulho muito de toda a equipe que construímos e de ter formado uma diretoria ativa e de empresários dedicados, socialmente responsáveis e genuínos!


Confira a mensagem enviada pelo presidente

Tayguara Helou

Presidente do Conselho Superior e de Administração do Setcesp

bottom of page