SETCESP I 2020: O ano que o mundo mudou




E você, também mudou?


Parece um filme de ficção científica, mas infelizmente não é!


No momento em que escrevo este texto, o mundo já havia registrado mais de 36 milhões de casos e mais de um milhão de mortos pelo novo coronavírus segundo a página do Worldometer dedicada ao assunto.


De fato, muita coisa mudou. O nosso jeito de trabalhar, de viver e de conviver em sociedade passou por uma reviravolta abrupta. Estamos em um novo normal, mergulhados mais do que nunca no mundo digital.


Não existe mais essa de “ser meio digital”, pois ou as pessoas e as empresas são digitais, ou estão totalmente fora do contexto.


O transporte rodoviário de cargas (TRC) sofreu muito com a pandemia. A queda no volume de cargas ultrapassou 58% em alguns segmentos, como o de shopping centers, conforme apurado pela pesquisa realizada pela NTC&Logística durante o período mais crítico. Em um negócio de capital intensivo e de custos fixos muito altos, essas questões impactam severamente a saúde econômica do setor, que já vinha debilitada pelos impactos da crise econômica iniciada pelos desdobramentos da operação Lava Jato.


Aqui, no SETCESP, reagimos imediatamente logo no início da pandemia para apoiar e orientar as empresas do setor, pois sabíamos que precisariam do nosso auxílio neste momento tão conturbado.


A primeira iniciativa foi a criação do Comitê de Crise, com a participação de todos os gestores conduzindo equipes especializadas e multidisciplinares focadas em comunicação, em questões operacionais, jurídicas e regulatórias, pois já houve uma enxurrada de decretos e regulamentações sem nenhuma coordenação nacional. Em um momento extremamente complicado, o SETCESP se tornou um centro de informações.


Mas não paramos por aí! A segunda grande providência tomada por mim foi a abertura de todos os serviços da entidade para todos os transportadores, associados ou não. O SETCESP estava pronto para ajudar as transportadoras, e eu, como transportador, também espero isso da entidade em momentos delicados como o que vivemos.


A resposta foi tão positiva que houve um crescimento exponencial dos nossos canais digitais: o portal triplicou o número de acessos, e ferramentas como o WhatsApp e o Telegram passaram a alcançar mais de mil pessoas em poucos dias.


Além disso, iniciamos uma atuação muito forte com as prefeituras dos 50 municípios da nossa base. Primeiro, para deixar claro que o transporte de cargas era, e ainda é, um serviço essencial e que não poderia parar. Em segundo lugar, para que os colaboradores das transportadoras tivessem acesso aos itens de prevenção contra a covid-19.


A atuação do SETCESP se expandiu, sempre focada em trazer condições para que as transportadoras pudessem continuar prestando serviços para seus clientes, porém, principalmente, para abastecer a sociedade. Em interlocução com o governador João Doria, por meio do meu envolvimento pessoal no Conselho Gestor da Secretaria de Transportes e Logística e no Conselho Empresarial e Solidário, ambos montados pelo estado de São Paulo, foi possível manter o abastecimento dos estabelecimentos prioritários e, também, a saúde dos profissionais do TRC.


Agora as coisas começaram a melhorar, operacional e economicamente.


No entanto, fica o legado impressionante da capacidade das empresas do setor de transporte rodoviário de cargas de se reinventarem em pouco tempo e a resiliência dos empresários que buscaram sempre a melhor forma de cumprir com o seu dever de abastecer e de impulsionar a sociedade brasileira.


Estamos prontos para retomar a rota de crescimento.


Confira a mensagem enviada pelo presidente

Tayguara Helou

Presidente do SETCESP





ANUÁRIO 

NTC&Logística

2020-2021

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

© 2023 by NTC&Logística. Proudly created with PortalNtc.com.br

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a Sexta: 9H - 18H

Sabádo - Domingo: Fechado

CONTATO

Brasília

SAS – Quadra 1 – Lotes 3/4
Bloco “J” – 7º andar
Torre “A” Edifício CNT
CEP: 70070-010
Brasília/DF
Fone (61) 3322-3133

E-mail: atendimento@ntc.org.br

São Paulo

Rua Orlando Monteiro, 21
Vila Maria
CEP – 02121-021
São Paulo/SP
Fone (11) 2632-1500
Whatsapp (11) 99215-1576