SETCERGS | Inovar, adaptar e seguir em frente


Todos sabemos o quanto 2020 foi um ano conturbado. Mas, em que pese a pandemia e os imprevistos que ela trouxe, provamos capacidade de assumir as responsabilidades que nos cabem como transportadores de cargas.

Saudamos a tecnologia que tornou possível a continuidade do trabalho. São recursos que já estavam disponíveis, mas com o isolamento social, fomos forçados a usar como não fazíamos antes. Assim, através das telas, abrimos os olhos. Tempo e dinheiro serão poupados trocando-se custosos deslocamentos por encontros remotos.

No entanto, aqui no SETCERGS, percebemos que o contato pessoal faz falta. Entendimentos à distância são difíceis mesmo com a ajuda de plataformas para videoconferência. Superando essas barreiras, o sindicato se esforça para permanecer ao lado da comunidade, abrimos as redes sociais para as lives SETCERGS & ComJovem, que discutiram do papel das entidades na crise provocada pela covid-19 às novidades tecnológicas para o setor.

Nossos principais canais de informação e de troca de experiências se reinventaram. Cursos e reuniões temáticas passaram a ser online. Um exemplo é o INOVARH - grupo que busca ideias para as transportadoras evoluírem em gestão de pessoas - que, após um breve hiato, retornou às transmissões pela Internet.

Além disso, atualizamos nossa comunicação com o lançamento da primeira Revista SETCERGS totalmente digital: conectada com as tendências da produção de conteúdo, ela uniu economia e praticidade e aumentou o acesso às notícias do sindicato e do transporte de cargas como um todo.

Em 2021, teremos um grande desafio: a volta da feira TranspoSul, maior evento do setor na Região Sul do país. Depois do adiamento provocado pela pandemia, o SETCERGS terá mais uma vez que se adaptar e - quem sabe? Reinventar suas próprias tradições. Nós, da atual gestão do sindicato, planejamos uma feira mais significativa do que nunca, capaz de marcar o retorno das conexões que fazem tanta falta ao nosso mercado.

Que assim possa ser para todo o transporte rodoviário de cargas.

João Jorge Couto da Silva

Presidente do SETCERGS - Sind. das Empr. de Transportes de Carga e Logística no RS

Diretor-presidente da Vitlog Transportes