top of page

SETCEMG | Sistema de transporte e SETCEMG seguem atuando por um transporte próspero e eficiente


Nós, transportadores rodoviário de cargas, somos empreendedores por natureza. Sabemos que nessa jornada temos imensos desafios, e o principal deles é garantir o abastecimento do país obtendo lucros e gerando valores.


Não é uma tarefa fácil. É preciso somar aos nossos esforços empreendedores um sistema que nos dê apoio institucional e social e que ofereça uma formação de conhecimentos que rompa paradigmas e vislumbre soluções inovadoras e sustentáveis. E tudo isso com um olhar direcionado para a eficiência e para a qualidade do transporte.


Lideranças empresariais do transporte organizadas em suas entidades de classe, já na década de 1980, sonharam e trabalharam por um sistema dessa magnitude que oferecesse as condições necessárias para o desenvolvimento, o fortalecimento e o crescimento do transporte.


Dentre as entidades, destaco a atuação do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais, a Setcemg, que completará 70 anos em 2023, um dos pioneiros do setor. Suas lideranças visionárias sempre estiveram à frente articulando e somando esforços em defesa do transporte rodoviário de cargas.


Com esse espírito, foi criado no início da década de 1990 o Sistema do Transporte – que inclui a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT) e o Instituto de Transporte e Logística (ITL).


Com o passar dos anos, o sistema consolidou-se, tornando-se cada vez mais um importante apoio para todos os transportadores. De um lado, com a sua vertente social e de capacitação, representada pelo SEST SENAT; por outro, com seu viés institucional, com a forte e engajada atuação da CNT; e criando oportunidades de alta formação e desempenho para executivos e gestores por meio do ITL.


Atualmente, o SEST SENAT está presente em todas as regiões do país com mais de 160 unidades de atendimento e de apoio ao transportador e aos trabalhadores do transporte. O trabalho que realiza é fundamental para criar uma cultura de prosperidade e eficiência, buscando ferramentas e equipamentos sofisticados e ultramodernos que nos apoiam na operacionalização do transporte.


O Setcemg faz parte do Sistema de Transporte, e sabemos que somente com um trabalho em sinergia alcançaremos os resultados positivos de que tanto precisamos para fortalecer o ambiente de negócios e gerar resultados positivos.

É dever de todos nós fortalecer o nosso Sistema do Transporte!


Gladstone Viana Diniz Lobato

Presidente do Sindicato das Empresas de Transportes e Cargas de Minas Gerais (Setcemg), vice-presidente da Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg) e sócio proprietário da Holding JDL Empreendimentos & Participações.


bottom of page