SETCEMG | O SETCEMG e a força do associativismo para um Brasil de resultados


O Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais (SETCEMG) chega a 2020 construindo uma trajetória de 67 anos na defesa das empresas de transporte rodoviário de cargas e logística, estruturado com serviços nas áreas técnicas, de comunicação, jurídica empresarial e trabalhista e ambiental com amplo programa de capacitação e treinamento.


O Setcemg é reconhecido na representação técnica em conselhos deliberativos e grupos técnicos de formulação de políticas públicas, exercendo pressões legítimas junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Desenvolve relações produtivas com outras entidades, em parceria com universidades, com centros de pesquisa e de conhecimento e com escolas de gestão e negócios de referência internacional para que a atividade econômica seja rentável, produtiva e realizada com segurança.


Somos um país de empreendedores individuais, informais, micro, pequenos, médios e grandes. O empreendedorismo e o associativismo são aspectos fundamentais para transformar o Brasil, livre das amarras trabalhistas, da sufocante e cara burocracia, da complexidade da legislação tributária e para estabelecer o desenvolvimento econômico por meio de negócios que possam crescer de forma produtiva e sustentável.


A pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), entidade que mede o empreendedorismo em 31 países de todos os continentes, divulgada no início de outubro de 2020, aponta o Brasil como o quinto país mais empreendedor do mundo. Constata, também, que durante a pandemia de 2020, aumentou o percentual de abertura de negócios pela percepção de novas oportunidades versus os casos de pura necessidade.


O sistema complexo, burocrático, caro e improdutivo de gestão do Estado carece de reformas estruturantes urgentes, algo que contribui cada vez mais para que os setores produtivos privados juntem-se de maneira coletiva em defesa de suas demandas para pressionar o governo por meio de um instrumento de grande poder e alcance: o associativismo.


O setor produtivo consegue realizar a melhor distribuição de renda regionalizada. Por outro lado, são também empresas que vivem todo um mar de incertezas, atuam na informalidade, sofrem pela baixa participação associativa para defender o seu negócio, pela falta de poder de barganha, pela incapacidade de treinar e de preparar seus trabalhadores, pela ausência de acesso a crédito facilitado, por baixa abertura de canal para exportação e pela total inexistência de reciclagem e de atualização de conhecimento, entre diversos aspectos relevantes.


O associativismo surgiu já nos primórdios da humanidade, quando o homem percebeu a necessidade de viver em grupos para caçar, cultivar e lutar para se defender.


O associativismo no Brasil tem crescido exponencialmente durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus, e a previsão é de que os números continuem a crescer. O aumento significativo se deve a diversos fatores que vão desde a readequação do potencial de compra da população até digitalização, conectividade, inovação e novas tecnologias.


Do ponto de vista mercadológico, o associativismo representa espaço para diálogos produtivos, troca de experiências, circulação de informações confiáveis, privilegiadas e de vínculo entre empresários.


Com a associação, todos têm mais força e são mais representativos em suas reivindicações. A participação em uma instituição se destaca pela defesa dos interesses da coletividade, abre portas, facilita contatos, estreita relacionamentos e produz oportunidades.


Nesta era da globalização e da competição, precisamos em nosso país de empreendedores que acreditem no associativismo, que percebam e valorizem essa forma de representatividade e que se tornem os agentes da construção de uma sociedade de resultados.


Temos que perceber isso, deixar as diferenças de lado e lutar pelas semelhanças e interesses comuns!


O associativismo é a bandeira para um "Brasil de resultados".


Confira a mensagem enviada pelo presidente

Gladstone Viana Diniz Lobato

Sócio proprietário da Holding JDL Empreendimentos & Participações (Transavante e Expresso Unir). Presidente do Setcemg e vice-presidente da Fetcemg.


ANUÁRIO 

NTC&Logística

2020-2021

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

© 2023 by NTC&Logística. Proudly created with PortalNtc.com.br

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a Sexta: 9H - 18H

Sabádo - Domingo: Fechado

CONTATO

Brasília

SAS – Quadra 1 – Lotes 3/4
Bloco “J” – 7º andar
Torre “A” Edifício CNT
CEP: 70070-010
Brasília/DF
Fone (61) 3322-3133

E-mail: atendimento@ntc.org.br

São Paulo

Rua Orlando Monteiro, 21
Vila Maria
CEP – 02121-021
São Paulo/SP
Fone (11) 2632-1500
Whatsapp (11) 99215-1576