Oswaldo Dias de Castro




Como você avalia setor de transporte no ano de 2020 diante da pandemia do novo coronavírus?


AN: Primeiro temos que entender que o transporte é uma consequência das formas de comercialização e de consumo de todos. Com a pandemia e as restrições que vieram para freá-la, as compras começaram a acontecer muito mais via internet. Então, as entregas passaram a ser menores, mas muito mais pulverizadas, o que trouxe um aumento de custo para as transportadoras que atuam nesse segmento ou que se locomoveram a ele graças a pandemia.

Essa é uma realidade que veio para ficar não apenas pela pandemia, mas também pela forma de comercialização da sociedade atual.


Paralelo a isso, as mudanças nas regras de trânsito, nos tipos de veículo e nos horários de funcionamento causaram nas empresas uma modificação muito grande.


Acredito que isso é uma das principais mudanças no setor em 2020 e que será consequência para o transporte rodoviário de cargas em 2021.


As entidades sempre tiveram um importante papel nas maiores crises da história deste país. Qual sua avaliação do trabalho delas diante dessa crise?


AN: Não tenho acompanhado mais as entidades muito de perto exceto pela NTC. Porém, entendo que as organizações, como sempre, precisam estar atentas a todo tipo de modificação que possa impactar o setor.


Com as alterações que aconteceram diante da pandemia, em que cada município tinha suas particularidades, as entidades locais como sindicatos e federações exerceram um papel muito importante quanto à informação de seus associados.


O que o senhor projeta para 2021 e como será o futuro?


AN: Eu tenho a impressão de que as empresas terão que correr bastante em 2021 para recuperar os impactos de 2020. Como eu disse acima, precisaremos estar atentos às mudanças que aconteceram nas entregas. Esse ano nos mostrou e adiantou essa mudança, com o e-commerce crescendo muito.


Essa tendência veio para ficar, e as entregas com motocicleta e carros menores continuarão a crescer, serão o escopo de 2021. Esse ano, inclusive, trará adaptação das empresas, que provavelmente terão que aumentar suas frotas de carros menores para poder atender essa crescente demanda vinda do e-commerce.


ANUÁRIO 

NTC&Logística

2020-2021

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

© 2023 by NTC&Logística. Proudly created with PortalNtc.com.br

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a Sexta: 9H - 18H

Sabádo - Domingo: Fechado

CONTATO

Brasília

SAS – Quadra 1 – Lotes 3/4
Bloco “J” – 7º andar
Torre “A” Edifício CNT
CEP: 70070-010
Brasília/DF
Fone (61) 3322-3133

E-mail: atendimento@ntc.org.br

São Paulo

Rua Orlando Monteiro, 21
Vila Maria
CEP – 02121-021
São Paulo/SP
Fone (11) 2632-1500
Whatsapp (11) 99215-1576