Quando escolas e serviços essenciais paralisaram suas atividades durante a pandemia, rapidamente a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul se mobilizou para impedir uma catástrofe entre as pessoas em maior vulnerabilidade social. Em dois anos da chamada Operação Covid-19, a organização arrecadou e doou 12 milhões de quilos de alimentos. Por meio de sua área de responsabilidade social, a NTC&Logística é uma grande apoiadora da Rede de Bancos de Alimentos, ajudando a combater a fome e a desigualdade social no país. Para seguirmos nesse objetivo, difundi, nos últimos três anos, a criação de novos Bancos de Alimentos no Brasil por intermédio dos associados da NTC&Logística, levando a expertise da rede às localidades gaúchas e brasileiras que mais precisavam.
E é justamente por meio da área de responsabilidade social da NTC&Logística que estamos mudando a realidade de milhares de pessoas e de famílias no Brasil. Essa nobre missão de difusão da Rede de Bancos de Alimentos, a mim oferecida, está sendo trabalhada em todos os cantos do Brasil, onde estamos lançando as sementes da solidariedade. Outro destaque do nosso trabalho foi a recente doação de um caminhão VW com capacidade para transportar sete toneladas, doado ao Banco de Alimentos de Porto Alegre. A iniciativa, que contou com nossa participação ativa, junto ao SETCERGS, teve o patrocínio das Empresas TRANSRIO – Concessionária VW RS, FACCHINI –, Implementos Rodoviários e ONZEURB.
Quando foi decretada a situação de pandemia no Brasil, a sociedade ainda não tinha a dimensão do que representaria o período que estava por vir. Graças aos Bancos de Alimentos, milhares de pessoas tiveram comida em seus pratos, e pais e mães contaram com cestas básicas de alimentos para manter suas famílias. Os 12.152.108 quilos de alimentos arrecadados durante a pandemia foram distribuídos a 30 cidades que mantêm Bancos de Alimentos, atendendo a 964 instituições, que, por sua vez, atenderam 810.141 famílias, chegando a 3.240.562 pessoas. O total de arrecadação no período serviu 36.456.324 refeições. Além disso, foram doados 1.745.492 itens de higiene e limpeza, como álcool gel, sabonete, sabão, entre outros.
Por intermédio de suas lideranças, a NTC&Logística buscará desenvolver em todos os estados brasileiros a metodologia do Banco de Alimentos criado em Porto Alegre em 2000. Os desafios são grandes, mas a nossa determinação para a criação de novos Bancos de Alimentos no país é maior. Juntos, levaremos mais alimento e esperança para aqueles que tanto precisam.
Sobre João Pierotto Neto:
É vice-presidente extraordinário de responsabilidade social da NTC&Logística.
Diretor da Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul.
Opmerkingen