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Metodologias ágeis aplicadas no TRC


Antônio Lodi

Falar sobre agilismo é algo que aprecio muito desde o primeiro momento que tive contato com este modelo de gestão. Em 2018 tive a oportunidade de conhecer desenvolvedores de softwares que trabalhavam em uma empresa com este mesmo fim em Belo Horizonte. Bastou apenas a oportunidade de um prazeroso happy hour para que eu compreendesse que aquilo era um fantástico modelo de gestão.


Dentre muitas pesquisas que fiz naquela época, percebi que todos os artigos e conteúdo que eu encontrava eram apenas direcionados para desenvolvimento de sistemas ou de empresas com alta tecnologia em seu dia a dia. Aquilo de certa forma me deixava incomodado por eu não poder aproveitar todo o potencial da ferramenta no dia a dia de uma transportadora. Foi então que, ainda naquela época, decidi aprofundar meu conhecimento e realizar os primeiros estudos técnicos para desenvolver de uma metodologia ágil voltada para logística e transportes, descobrindo assim todo o histórico e as ferramentas existentes neste modelo de gestão.


Historicamente, o movimento iniciou-se nos anos 2000 quando um grupo de desenvolvedores, incomodados com os atuais modelos de gestão no desenvolvimento de softwares, decidiu fundar a “Agile Alliance” para então criar algo que se tornou fundamental para o desenvolvimento de softwares – e de outras atividades – para as próximas décadas: o Manifesto Agile. Neste manifesto, foram organizados 12 princípios – dispostos cada um em uma pequena frase – a serem seguidos no desenvolvimento de softwares.


Neste artigo, demonstrarei de maneira prática e intuitiva utilização de alguns dos 12 princípios em uma gestão de empresas de logística e transporte, sempre dispondo primeiramente o conceito original e depois exemplificando a sua aplicação a nossa realidade.


Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente por meio da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado. Para adaptar este princípio ao nosso dia a dia, realizamos a divulgação contínua da importância no atendimento de qualidade ao cliente. Adaptamos a entrega contínua para o conceito de sempre entregar o melhor serviço possível para o cliente, evitando erros de operação e buscando sempre superar suas expectativas. Para atendimento pleno deste item, o treinamento deve sempre dispor de pesquisas de satisfação e de controle do NPS. Em caso de níveis altos de insatisfação, a tratativa é realizada via realinhamento de cultura de atendimento.


Mudanças nos requisitos são bem-vindas, mesmo tardiamente no desenvolvimento. Processos ágeis tiram vantagem das mudanças visando a vantagem competitiva para o cliente. Este princípio foi fundamental para criarmos dois desdobramentos. Primeiramente o entendimento de que as coisas mudam constantemente e por isso devemos sempre estar preparados para tirar lições e aprendizados. Em segundo, incentivamos sempre a divulgação de sugestões e de opiniões na empresa, seja utilizando simples caixas de sugestões, seja usando de momento específico durante a escuta ativa realizada pela nossa psicóloga organizacional e pelos gestores. Entendemos que aqueles que estão em campo são os melhores agentes de sugestões e de transformação.


Pessoas de negócio e desenvolvedores devem trabalhar diariamente em conjunto por todo o projeto. Este princípio foi base para implantação da cultura de “visão de dono” por parte de todos os nossos colaboradores. Realizar constantemente reuniões de cultura e mentorias em todos os níveis da companhia é fundamental para que todos se sintam pertencentes ao propósito maior da empresa e para que assim consigam trabalhar em equipe com um objetivo comum, livre de interesses próprios ou do setor. Este de fato é um princípio que leva tempo para ser implementado, principalmente por se tratar de uma mudança cultural profunda. Foi implementado também o conceito de squads, que são equipes interdisciplinares para desenvolver ações de solução de problemas nos mais diversos setores da empresa. Por meio dos squads, as pessoas entendem o problema sob a perspectiva do outro e existe, de fato, empatia para a resolução de desafios.


Construa projetos em torno de indivíduos motivados. Dê a eles o ambiente e o suporte necessário e confie neles para fazer o trabalho. Criamos um ambiente que aproximasse as pessoas e as deixassem mais confortáveis no seu dia a dia. Espaço de jogos e sala de descompressão foram ferramentas com um ótimo custo-benefício. Autonomia é outro ponto fundamental dessa transformação. Dar autonomia aos membros da equipe faz parte do processo de crescimento da equipe e da empresa. Erros podem acontecer; contudo, criar mecanismo para minimizar os reflexos desses erros é fundamental. Por meio do erro é possível aprender e melhorar.

O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para e entre uma equipe de desenvolvimento é por meio de conversas cara a cara. & Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficaz e consequentemente refina e ajusta seu comportamento. Investimento em ferramentas de comunicação, de organização e de planejamento deve ser parte obrigatória de qualquer transformação ágil, mas deve-se preocupar também com treinamento e bom uso dessas ferramentas. Outras duas ferramentas são o one-on-one e a daily scrum. A one-on-one é a reunião que todo gestor deve realizar com todos os membros de sua equipe, sendo de no máximo 15-20 minutos. Nesta reunião, o gestor deve estar aberto a escutar as necessidades do seu liderado, aconselhar em aspectos profissionais e sobretudo dar um feedback do trabalho desenvolvido pelo liderado. A daily scrum é uma reunião diária de 30 minutos com todos os membros da equipe onde em 5 minutos cada membro expõe as atividades realizadas no dia anterior, as atividades que pretende realizar no dia e expõe dificuldades que está enfrentando para que todos possam tentar contribuir. Perceba que esses dois “cultos gerenciais” reforçam não só este fundamento, mas também diversos outros presentes no manifesto original.


Software funcionando é a medida primária de progresso. Para atendimento desse princípio, investimos em ferramentas de controle e gestão para que todos os processos sigam seu fluxo normal. O bom andamento dos processos é de fundamental importância para o sucesso da empresa.


Simplicidade – a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado – é essencial. Este princípio é fundamental e o mais bem aceito na equipe. Criar ideias simples é fundamental para a execução de um bom trabalho. Realizar o trabalho de forma simples é muitas vezes o mais assertivo. O uso de MVP é de fato a ferramenta mais utilizada em nossa corporação. Incentivamos de maneira constante o uso de modelo para todas as iniciativas.


Percebemos que conceitos simples com aplicações práticas e diretas podem trazer inúmeros benefícios para nossas empresas. A aplicação da metodologia ágil, ainda que de forma simplificada, é o futuro da gestão moderna, e nós, gestores do futuro, temos que investir em ferramentas e em pessoas para que consigamos cada vez mais resultados. Mesmo sendo um conceito com mais de 20 anos, a metodologia ágil nunca foi tão atual e ao mesmo tempo vanguardista.

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