É uma honra poder escrever sobre o Sindicato das Empresas do Transporte de Cargas e Logística (SINDICARGA) nesta edição do Anuário NTC&Logística. Agradeço especialmente ao presidente Francisco Pelucio, dileto amigo e companheiro das batalhas por um TRC melhor e que bravamente conduz essa nobre entidade. Não é de hoje que provo e comprovo a minha paixão por este setor, responsável por mais de 65 por cento de toda mercadoria transportada em caminhões que circulam por esse imenso país, por essas estradas e rodovias brasileiras.
Que orgulho!
Ser presidente do sindicato patronal mais antigo do Brasil, fundado em 1933, não é tarefa fácil. Nossa responsabilidade é muito grande. Fazemos questão de caminhar, lado a lado, com a transparência, com a tecnologia e com a inovação. Prova disso são as obras que fizemos este ano na nossa sede. E, justiça seja feita, à frente dessa modernização, está o nosso diretor administrativo-financeiro, Paulo Bachur. Criamos uma central de negócios de última geração para receber os segmentos do SINDICARGA.
Planejamento é a palavra-chave, porque não planejar é planejar o fracasso.
O projeto Carga Blindada traz excelentes resultados no combate ao roubo de cargas no Rio de Janeiro graças à parceria entre as polícias militar, civil, federal e rodoviária federal.
Costumo dizer que o roubo de carga vai muito além de uma questão de segurança. Ele atinge todo o estado em função do desequilíbrio gerado nos negócios da indústria, do comércio e dos serviços e pela insegurança trazida ao transporte de cargas. Assim, afeta diretamente novos investimentos, e o pior: faz as empresas aqui instaladas procurarem outras regiões do país para prosseguir, com segurança, com os seus negócios.
Estreitamos nossa comunicação entre os associados e os parceiros editando a revista SINDICARGA News e criando nosso estúdio digital. E a resposta é positiva: centenas de publicações diárias nas ferramentas digitais e a maior interação entre associados e diretoria.
Temos um departamento jurídico de primeira linha que realiza um excelente trabalho junto aos associados nas áreas trabalhista e tributária.
Estamos brigando para isentar os caminhões e os semirreboques da vistoria anual e para tirar dos guindastes a cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Nesse sentido, temos conversado bastante com as autoridades estaduais tanto na esfera legislativa quanto na executiva. O Rio de Janeiro é o único estado da federação que ainda insiste em realizar essa vistoria, um transtorno para o empresário e o único a cobrar IPVA sobre os guindastes. Que dor de cabeça.
É impressionante a forma como lutamos por um setor melhor e mais digno. É emocionante assistir a capacidade dos empresários do Rio de Janeiro de resistir às intempéries que surgem à nossa frente a todo momento.
Priorizamos, sempre que possível, a parceria, a união dos diversos segmentos do setor de transporte de carga e logística. E estamos tendo sucesso.
Cabe aqui frisar o nosso slogan que costumamos citar: Juntos somos muito fortes.
E é por isso que a paixão que sinto por esse setor só aumenta a cada dia.
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