Domingos Fonseca




Como você avalia o ano de 2020, diante da pandemia do novo coronavírus?


AN: 2020 foi um ano muito difícil que começou com um primeiro semestre muito ruim devido à pandemia. No entanto, as coisas foram melhorando dentro do possível no segundo semestre, e eu acredito que o setor como um todo está acompanhando a economia do país. O Brasil está lutando para voltar a seu ritmo de crescimento, e o transporte é um grande indicador disso, porque na prática a maioria das grandes atividades econômicas do país passa pelo TRC.

Analisando alguns casos isolados, acredito também que algumas empresas do setor tiveram um bom crescimento neste ano e isso se deve a quem procurou se reformular, criando atividades e serviços novos, se envolvendo nos problemas que estavam surgindo e criando alternativas para gerar atividade para a companhia.



As entidades sempre tiveram um importante papel nas maiores crises da história desse país. Qual a sua avaliação do trabalho delas diante desta crise?


AN: Acho que as entidades serão cada vez mais exigidas. O setor de transporte, por exemplo, que tem um peso muito grande na economia do país, demandará ainda mais das suas entidades.


As entidades devem orientar o setor não só sob o aspecto político, mas também sob o técnico com relação a novas soluções. O mundo continuará sofrendo diversas alterações nos próximos anos, com novas tecnologias, equipamentos e processos que exigirão mais preparo do setor como um todo. Tudo isso passa pelas entidades, que precisam detectar esses cenários futuros e orientar os empresários a se prepararem, porque efetivamente os empresários que não se prepararem para essa mudança certamente terão mais dificuldades.


Na NTC se fala muito das bandeiras defendidas pelo setor. Acredito que algumas dessas bandeiras do passado precisam ser deixadas de lado para darem lugar às bandeiras do futuro, que vai, como eu disse, alterar muito a nossa realidade nos próximos anos.


O que o senhor projeta para 2021 e como será o futuro?


AN: Acredito que 2021 será um ano de retomada. Claro que a situação do coronavírus ainda não está resolvida. Já se fala da chegada de vacina, mas não podemos ficar presos a esse cenário de pandemia, então acredito que 2021 será um ano de retomada, com o crescimento da economia e o país seguindo em frente.


As empresas que estiverem bem estruturadas e preparadas para um cenário competitivo e de qualidade certamente crescerão, assim como acredito no crescimento do Brasil. Não vejo o futuro do nosso país em perigo, com crises catastróficas. Teremos crises como sempre tivemos, e ao longo dos anos aprendemos a viver com elas e também a evoluir a partir delas. Portanto, acredito que o futuro mudará nossas vidas com o surgimento de diversas novidades, principalmente com relação a tecnologias e soluções.


Sobre futuro, quem se interessar, leia mais sobre a tecnologia 5G, que mudará o mundo e é reconhecida apenas como uma etapa de tantas outras que surgirão.


ANUÁRIO 

NTC&Logística

2020-2021

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

© 2023 by NTC&Logística. Proudly created with PortalNtc.com.br

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a Sexta: 9H - 18H

Sabádo - Domingo: Fechado

CONTATO

Brasília

SAS – Quadra 1 – Lotes 3/4
Bloco “J” – 7º andar
Torre “A” Edifício CNT
CEP: 70070-010
Brasília/DF
Fone (61) 3322-3133

E-mail: atendimento@ntc.org.br

São Paulo

Rua Orlando Monteiro, 21
Vila Maria
CEP – 02121-021
São Paulo/SP
Fone (11) 2632-1500
Whatsapp (11) 99215-1576