Sabemos da escassez de mão de obra e da importância que a boa formação do motorista tem para as empresas de transporte. Por isso, nós do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar) reeditamos com frequência o curso de condutores conscientes, contemplando a formação de novos motoristas na categoria E.
Como o objetivo é contribuir para a formação de motoristas carreteiros profissionais, o curso é gratuito para condutores habilitados na categoria E com pouca ou nenhuma experiência. Para tanto, contamos com o apoio dos sócios mantenedores, o que garante a eficácia do curso, que mescla teoria e prática em condições ideais para o aprendizado e caminha para a sua décima edição com mais de 60 alunos formados – a última turma em Londrina. Manoel Medeiros foi um dos participantes dessa edição e relatou que estava no trecho há um ano, mas que faltava na sua capacitação um conteúdo técnico, que foi recebido durante as aulas. Além disso, ele também aproveitou dicas que permitiram corrigir dois erros que cometia e que podiam afetar a segurança: um deles na utilização do freio motor e outro na forma correta de operar o modo eco.
Percebemos que poderíamos fornecer uma contribuição mais eficaz e por isso nos empenhamos na elaboração de um programa capaz de oferecer algo a mais. Assim, levamos ao motorista a mensagem de que o simples fato de estar habilitado e de saber conduzir um veículo pode não ser o suficiente para se garantir no mercado.
Além do ofício
Em tempos em que a tecnologia embarcada se faz presente, a necessidade de adoção de novas práticas de condução defensiva e atenta assume papel relevante justamente pelo fato de que as organizações que buscam se diferenciar no mercado agregam cada vez mais valor aos seus produtos/serviços.
Sou entusiasta deste projeto, tanto que me envolvi pessoalmente na busca de apoios que viabilizassem a sua implementação.
Entendo que um condutor qualificado e consciente traz inúmeros benefícios para a organização. A forma como conduz e cuida do caminhão pode afetar positivamente o desgaste do equipamento, o que evita gastos desnecessários. Além disso, contribui para formar uma imagem positiva da empresa, afinal de contas a marca está sendo exposta enquanto transita.
Pude contar com a experiência e com a vivência de mais de 40 anos no setor para buscar parceiros que participassem direta ou indiretamente do projeto. Projeto este que, por sua vez, teve desenho e escopo alterados, mas cujo objetivo de formar condutores conscientes permaneceu intocado, suprindo assim uma necessidade cada vez mais premente no setor de transportes.
Formação continuada
Para nós do Setcepar este trabalho deve ter o caráter de “projeto permanente”. Por isso, o Instituto Setcepar de Educação no Transporte (ISET) está sempre atento aos anseios e às demandas dos associados.
O portfólio ofertado enfoca na oferta de ferramentas que contribuam de forma decisiva para que as empresas obtenham resultados cada vez mais eficazes em suas práticas. Assim, seguimos sempre organizando cursos, seminários e palestras – sejam eles presenciais, on-line ou até mesmo in-company.
Comments