O principal desafio de se comunicar é conseguir causar um impacto nas pessoas. Desde que o presidente Francisco Pelucio tomou posse, em 2020, a NTC&Logística sempre pautou a sua comunicação de forma a garantir uma verdadeira proximidade. O objetivo do órgão é estar presente, atuando em harmonia com associados, executivos, entidades de classe, veículos de comunicação e com seu quadro de colaboradores.
Em 2021, a comunicação da NTC não poderia deixar de seguir essa linha de atuação, que é uma marca registrada da atual presidência. Com a sociedade ainda vivendo sob a realidade e as restrições da pandemia da covid-19, foram desenvolvidos novos projetos de comunicação que trouxessem uma conexão maior com o público por meio das mídias sociais e de eventos promovidos pela entidade.
O foco da comunicação sempre foi colocar as pessoas que movimentam todo o setor em evidência, assim como trazer conteúdos cada vez mais diferenciados. A NTC&Logística se empenhou para garantir que a sua mensagem, mesmo que a distância, reforçasse a importância das pessoas envolvidas não apenas para o segmento do transporte de cargas como também para toda a sociedade.
O maior desafio de 2021 foi conseguir encontrar novas maneiras de causar um impacto direto no público da entidade com temas pertinentes e nos canais adequados para esse período. No ano passado, por exemplo, realizamos mais de 70 lives para atender, a distância, a demanda das pessoas, já que o isolamento social era essencial para lidarmos com a doença.
Com a saturação desse formato e a gradual abertura, foi necessário inovar e adequar as estratégias para a nova realidade. Assim, diminuímos a quantidade das transmissões, tornando-as mais dinâmicas e relevantes. Também aumentamos o processo de divulgação e adequamos as diretrizes comunicativas, adotando um modelo mais humanizado para que o retorno pudesse ser ainda mais potencializado.
Além disso, organizamos eventos híbridos, que se tornaram uma marca da NTC. Com uma parte presencial e outra on-line, conseguimos proporcionar uma dinâmica própria e atualizada aos nossos associados. Sem falar no CONET&Intersindical, um evento já consolidado que realizamos a cada seis meses para tratar dos custos de transporte, de frete e de insumos para percorrer todo o país.
Com essa atuação, conseguimos nos relacionar com o setor em todo o país, como sempre fizemos, e em poucas horas. Afinal, este sempre foi o nosso objetivo: conseguir causar um impacto positivo nas pessoas e mostrar que, mesmo com grandes desafios, conseguimos inovar.
Outro destaque do nosso trabalho foi a reformulação das mídias sociais. Mudamos a identidade visual, ampliamos a atuação e conseguimos, com isso, alcançar uma maior notoriedade. A comunicação da entidade sempre foi uma referência na área, mas a criação dessa marca registrada em conteúdo foi importante para se adequar às novas linguagens e para conseguir conectá-la com todos os públicos.
Nessa toada, investimos também em ampliar o relacionamento da NTC&Logística com a imprensa. Preparamos todo o time de comunicação e a própria presidência para conseguirem passar as principais informações e conquistas da entidade para os veículos de comunicação da melhor maneira possível.
Um exemplo é que, ainda com dois meses restantes para o final do ano, já ultrapassamos a marca de 2020, com resultados amplamente positivos com as principais mídias do país.
Esse relacionamento precisa ser cada vez mais fortalecido. Precisamos sempre destacar que estamos inseridos no setor responsável por mais de 65% de tudo o que se transporta no Brasil. É um grande privilégio e uma imensa responsabilidade. Por isso, é necessário estarmos constantemente em evolução para que a nossa comunicação consiga fazer jus à importância do segmento.
E é justamente por meio da comunicação que a NTC&Logística está alcançando cada vez mais espaço. Para o futuro da entidade, queremos trazer cada vez mais inovação, pautados constantemente pelas novas tendências e demandas da sociedade.
Para seguirmos nesse objetivo, temos o total apoio da presidência e de todas as entidades do Brasil por meio do nosso Comitê de Comunicação da NTC&Logística. O suporte dado por todos os presidentes e representantes é essencial para garantir que tanto a comunicação quanto o futuro do setor estejam seguindo no caminho desejado.
Rodrigo Bernardino
Assessor de comunicação e imprensa da NTC&Logística
コメント